Câmara vai musealizar fábricas romanas junto ao Castelo

17 de Junho de 2016

As fábricas romanas do Largo João de Deus, a nascente do Castelo de Sines, vão ser recuperadas e musealizadas. A Câmara Municipal de Sines recebeu da autoridade de gestão do Alentejo 2020 a confirmação da aprovação da candidatura e vai avançar para o lançamento do concurso da empreitada.

Para além da salvaguarda do interesse histórico e cultural destas fábricas de preparados piscícolas da Época Romana (século I), cuja estrutura vai ser recuperada, a autarquia pretende com este projeto atingir objetivos mais latos, mediante a sua musealização, de forma a atrair um público mais vasto para a visita ao património local.

A localização das “salgadeiras” numa área aberta, junto de um dos mais importantes acessos à praia, irá chamar a atenção de públicos que de outra forma não entrariam num museu convencional.

As fábricas romanas foram descobertas em 1990 e escavadas em duas campanhas, nos anos seguintes. Devido à sua rápida degradação ao ficarem expostas, foram novamente enterradas com o acordo da tutela, até que se conseguisse financiamento para um projeto maduramente desenvolvido, o que agora aconteceu.

No nosso país, a quase totalidade das estruturas arqueológicas são deixadas a descoberto – ou mesmo ao abandono -, o que conduz à sua degradação progressiva. Com este projeto, a Câmara Municipal de Sines pretende não apenas realizar uma operação de restauro exemplar, mas igualmente cobrir e musealizar o sítio, com uma solução arquitetónica que ultrapasse a simples proteção, mas que seja ela própria um veículo de comunicação, recriando a volumetria da fábrica original e evocando os recursos marinhos que aqui eram preparados.

Valoriza-se também a zona verde contígua, até agora pouco frequentada, mas que com este equipamento se vai tornar mais atrativa.

Um plano de comunicação garante que a informação sobre a história do sítio, a sua relevância patrimonial e as soluções adotadas, cheguem a toda a população e turistas com rigor.

A recuperação e musealização das fábricas romanas é um investimento de 170 mil euros, cofinanciado em 85% com fundos FEDER / União Europeia, no âmbito do programa operacional Alentejo 2020 do Portugal 2020.

À autarquia caberá garantir a participação nacional, no montante de 25 500 euros.

Mais informação

Página da operação