Concurso de arquitetura sobre Sines já tem vencedores

20 de Julho de 2016

A proposta "A Terceira Água", da autoria dos alunos Flora di Martino, Rita Martins e Saule Grybenaite, da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, venceu o Concurso Prémio Universidades Trienal de Lisboa Millenium bcp.

O concurso foi lançado no âmbito da 4.ª edição da Trienal de Lisboa, The Form of Form, e constituiu um desafio a 14 escolas de arquitetura portuguesas para um exercício que teve como ponto de partida o território de Sines. Participaram centenas de estudantes.

A proposta vencedora foi a que levantou as questões mais relevantes e melhor representou as principais tendências das estratégias de resposta à problemática territorial de Sines: a conjugação de um núcleo urbano, indústria e estrutura portuária.

Foram atribuídas menções honrosas às propostas "De Encontro ao Mar", de Carolina Dias e Cristina Silva (da Escola de Artes da Universidade de Évora), e "Atlas de Sines", da autoria de Anna Villa, Beatriz Morgado, Constança Lino, João Costa, Luca Salermo, Marco Meggiato, Marina Vismara, Paulo César e Vera Cunha (da Universidade Autónoma de Lisboa).

A 8 de outubro de 2016 inaugura a exposição "Sines: Logística à Beira-Mar", na sede da Trienal de Lisboa, com uma seleção de 20 trabalhos deste concurso.

A Câmara Municipal de Sines apoiará a produção do catálogo e vários aspetos da comunicação e logística da exposição dedicada a Sines.