Artes saem à rua em Sines pela mão do Teatro do Mar

11 de Agosto de 2016

O Teatro do Mar organiza, nos dias 18, 19 e 20 de agosto, em Sines, a edição zero da M.A.R. – Mostra de Artes de Rua, uma iniciativa que se pretende que ganhe raízes na programação cultural da cidade, com coprodução da Câmara Municipal local.

A mostra tem início no dia 18 de agosto, quinta-feira, às 21h45, nos Armazéns da Ribeira Velha, com a performance “Spirits”, do criador, encenador e ator João Saraiva. Segue-se, às 22h30, no mesmo local, a conferência de apresentação da iniciativa, pela sua diretora artística, Julieta Aurora Santos, e pelo presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas. Às 23h00, o documentário “Mar de Sines”, sobre o património piscatório de Sines, é reposto com uma inovação: a banda sonora original será interpretada ao vivo pelo compositor, Charlie Mancini.

Também a 18 de agosto, o público poderá encontrar, junto ao elevador da Av. Vasco da Gama, a instalação “MAR”, da artista plástica Daniela Costa, com a produção do Teatro do Mar.

A mostra prossegue no dia 19 de agosto, sexta-feira, às 22h00, junto à antiga estação de comboios, com a comédia circense “La Familia Romanesku”, pela companhia La Finestra Nou Circ, sedeada em Valência, Espanha. Às 23h00, o grupo de percussão siniense Skalabá Tuka apresenta um espetáculo musical pelas ruas do centro histórico, com um novo visual e recorrendo a técnicas circenses, resultado da formação e cruzamento artístico com o Teatro do Mar.

Sábado, 20 de agosto, é o dia com programação mais recheada. Logo de manhã, entre as 10h00 e as 13h00, o Jardim do Rossio é transformado no Jardim das Artes, um espaço para a infância com experimentação artística, jogos e animação desenvolvidos pelo Teatro do Mar e os seus colaboradores. Às 11h00, a Banda às Riscas, grupo musical de animação de rua, alegra o centro histórico num percurso que culmina no Jardim do Rossio, junto dos mais novos e suas famílias.

O programa de sábado prossegue, entre as 18h00 e as 20h00, com espetáculos deambulatórios pelo centro histórico, que incluem animação musical, várias performances e buskings. À noite, há duas propostas a não perder no parque de estacionamento do ex-IOS: entre as 22h00 e as 23h00, a PIA – Projetos de Intevenção Artística apresenta “inPhi”, uma instalação performática que explora o universo da pintura; das 23h30 às 00h30, está em cena o espetáculo cómico “Pozzo – O Porco que Dança”, uma coprodução entre Cão à Chuva e D’Orfeu, com interpretação de Rui Paixão, o clown português selecionado para o Cirque du Soleil.

Enquanto decorrem estes espetáculos, entre as 22h30 e as 00h30, a fachada do Centro Recreativo Sineense, no centro histórico, está iluminada com a projeção-vídeo “Viventem”, resultado da residência artística de Daniela Molar no Teatro do Mar.

A mostra encerra com a Farra Fanfarra, coletivo que espalha energia positiva com um caldeirão de ritmos do mundo. Às 00h30, parte do ex-IOS para o Largo Poeta Bocage, onde a festa só termina às 2 da manhã.

A M.A.R. é um projeto do Teatro do Mar, dirigido artisticamente e produzido pela companhia, em coprodução com a Câmara Municipal de Sines. Tem o suporte da Direção-Geral das Artes / Ministério da Cultura e o apoio da APS e da Repsol.

Depois desta edição zero, em mini-formato, é objetivo do Teatro do Mar que, no futuro, a M.A.R. contribua para “pensar a cidade coletivamente e estimular no público a partilha, valorização e reapropriação do espaço público, o encontro social e a experiência artística, usando para isso espaços públicos e não convencionais, localizados no centro histórico, bairros, zona marítima e cenários industriais”.

Para além da promoção das artes de rua, “pretende-se futuramente afirmar Sines como um ‘porto’ para criadores nacionais e internacionais apresentarem os seus trabalhos ‘fora’ dos auditórios, e estimular o estudo e criação para o espaço público, dinamizando para isso projetos de residência e fusão artística, que provoquem o encontro entre artistas profissionais e a comunidade local, criando dinâmicas ao longo de todo o ano”.

Acompanhe as atividades da mostra em www.facebook.com/mostradeartesderua.

Programa detalhado em www.sines.pt/p/mar.