Aprovado estudo prévio da requalificação do mercado

21 de Setembro de 2016

O início da requalificação do Mercado Municipal de Sines é uma prioridade da Câmara nos próximos meses. Já garantiu financiamento para a obra, já ouviu as opiniões dos comerciantes e está a trabalhar na conclusão dos projetos de arquitetura e especialidades, essenciais para o avanço da empreitada. No dia 25 de agosto, foi aprovado o estudo prévio, onde são explicitados os princípios da intervenção.

Todo o edifício vai ser recuperado, mas o seu aspeto exterior sofrerá apenas pequenas alterações e correções. Sobre o módulo central será instalado um elemento estético luminoso. No interior, a alteração mais significativa é a criação de um novo piso na atual área dos produtos hortícolas, uma vez que o pé direito daquele módulo tem altura suficiente para isso. Prevê-se que esse primeiro andar venha a ser ocupado pelo Gabinete de Apoio ao Empresário e por entidades ligadas ao comércio.

No piso 0, a área de peixe funcionará com as bancas já ocupadas e a área para frutas e produtos hortícolas terá uma área idêntica à existente. Os pequenos produtores locais terão à sua disposição quatro bancas para venda ao fim de semana. O espaço para florista será mantido.

As lojas com atividade comercial que já existem serão mantidas, embora modernizadas e com acessos do interior e exterior do mercado.

Será criado um espaço de restauração e bar com características mistas de restauração de baixo custo e petisqueira de fim de tarde.

Também serão criados espaços para minimercado, para venda de produtos regionais e para produtos de merchandising da autarquia.

Embora algumas áreas ainda não tenham ocupação definida, o objetivo é que todas as atividades a instalar contribuam para trazer pessoas ao mercado e lhe deem vida. Neste mesmo sentido, pretende-se alargar o horário do equipamento para os períodos da tarde e, pelo menos nalgumas valências, da noite.

Um ponto fulcral do projeto será a implementação de uma estrutura de gestão do mercado que garanta a qualidade dos produtos, da sua apresentação e do atendimento ao público, além de promover iniciativas de animação do espaço.

O espaço exterior do mercado também será requalificado, estando a ser estudada a eventual ampliação da capacidade de estacionamento.

As zonas que têm atualmente cobertura com amianto irão ser removidas e passarão a ter outro tipo de cobertura.

O projeto de requalificação do mercado está contemplado no conjunto de operações do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento de Sines, financiado em 85% por fundos europeus Portugal 2020.

Imagem do mercado com elemento de luz no módulo central