Obras da A26-1 prontas até 31 de janeiro de 2017

21 de Outubro de 2016

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou hoje em Sines o acordo entre a Infraestruturas de Portugal e a concessionária para a conclusão das obras da A26-1, entre Sines e Vila Nova de Santo André, e a respetiva regularização da circulação rodoviária naquela zona.

As obras serão retomadas na próxima semana e o calendário definido aponta para a sua conclusão até 31 de janeiro de 2017. A regularização da circulação rodoviária - nomeadamente a retirada de pinos - irá acontecer, faseadamente, ao longo deste período.

Entre os acessos e caminhos paralelos incluídos no plano de trabalhos da conclusão das obras, está prevista a ligação do nó da A26-1 junto à Repsol à estrada da Ribeira dos Moinhos, uma reivindicação da autarquia. Será igualmente concluída a ligação entre a ZILS e a rotunda do Terminal XXI, de forma a permitir o escoamento do tráfego da zona industrial.

O presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, esteve presente no anúncio da conclusão das obras, que considerou ir ao encontro das aspirações e das lutas das populações de Sines e Santo André.

Nuno Mascarenhas apelou ao ministro para que a conclusão da ligação Relvas Verdes – Grândola em autoestrada seja inscrita nas prioridades de investimento rodoviário pelas vantagens competitivas que poderá trazer para o porto de Sines e para toda a região.

Pedro Marques garantiu que a reforço das acessibilidades do porto de Sines e do Alentejo Litoral está no topo das prioridades do governo, referindo que em 2017 irão começar, junto à fronteira, as obras da ferrovia de mercadorias que permitirá ligar Sines a Espanha.

Estiveram também presentes no anúncio do recomeço das obras o secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins, e o presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo.