O que fazer em Sines nos primeiros dois meses de 2017

03 de Janeiro de 2017

O início das comemorações dos 20 anos da morte de Al Berto, a estreia da nova criação do Teatro do Mar e a 91.º edição do Carnaval de Sines são os destaques da programação de eventos no concelho de Sines nos meses de janeiro e fevereiro.

A revista pela programação dos primeiros dois meses do ano começa no Centro Cultural Emmerico Nunes, que no dia 21 de janeiro inaugura as suas novas exposições, com obras de Luís Almeida, Run Jiang, Marco Taylor e alunos de cerâmica do Agrupamento de Escolas de Cercal do Alentejo.

No dia 23 de janeiro, no Centro de Artes de Sines, é inaugurada uma exposição de desenhos e grafites sobre o Holocausto, da autoria de José Bravo Rosa. Trata-se de uma iniciativa no âmbito das comemorações do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro).

No dia 26 de janeiro, também no Centro de Artes, o Arquivo Municipal apresenta ao público as novas edições de dois livros clássicos de Sines: “Ele”, romance de Cláudia de Campos, e “Breve Notícia de Sines”, a primeira monografia de Sines, escrita por Francisco Luís Lopes.

Nos dias 28 e 29 de janeiro, as águas da Piscina Municipal Carlos Manafaia são percorridas pelos nadadores participantes no Open Internacional de Inverno de Masters.

Ainda no dia 28, acontece no auditório do Centro de Artes a iniciativa inaugural do programa “À Procura de Al Berto num Jardim de Agosto”, que ao longo de 2017 vai assinalar os 20 anos da morte do poeta. Esta primeira iniciativa é um recital sobre a poesia do autor por um dos grandes diseurs portugueses, Pedro Lamares, acompanhado pelo harpista Ana Isabel Dias. Juntos, formam o projeto Jacarandá.

No dia 30 de janeiro, ainda no Centro de Artes, os mais pequenos amantes da leitura reúnem-se na primeira sessão do grupo de leitores juniores da Biblioteca de Sines – Uma Casa Sem Livros Júnior.

O dia 4 de fevereiro marca o início das festividades do Carnaval de Sines, que se prolongarão até 4 de março. Este ano, há uma aposta reforçada no Carnaval noturno e os temas do cinema e da televisão estarão em evidência. A não perder também, no dia 24, o Carnaval dos Pequeninos.

A 10 de fevereiro, regressamos ao Centro de Artes de Sines para o segundo acontecimento das comemorações de Al Berto: o espetáculo “Luminoso Afogado”, um monólogo a partir de Al Berto, pelo Teatro GRIOT.

Dia 17 de fevereiro deve desde já ficar reservado na agenda para assistir à estreia de “Outcast”, a nova peça do Teatro do Mar. Influenciado pela arte de Banksy, este espetáculo de dança-teatro de rua tem criação e encenação de Julieta Aurora Santos e interpretação dos bailarinos Francisco Rolo e Diletta Bindi.

Finalmente, nos dias 18 e 19 de fevereiro, há Bebés e Famílias às Artes no CAS, um programa de atividades para abrir os horizontes dos bebés para o universo das artes.

Programação completa na edição de janeiro e fevereiro da Sines em Agenda.