Música, Fotografia e Arte Urbana na Quinzena de Sines

15 de Março de 2017

Concertos de 4Real, GROGnation, Mezcla e Marta Ren & The Groovelvets são os destaques da edição de 2017 da Quinzena da Juventude em Sines, que decorre entre 24 de março e 8 de abril.

O programa da quinzena tem início a 24 de março, no Centro de Exposições do Centro de Artes de Sines, com a inauguração, às 18h00, da exposição de fotografia “Na Linha da Frente”, do siniense Alex Oliveira. Formado em fotografia pela Escola Profissional de Imagem, Alex Oliveira ganhou experiência em fotografia de concertos na revista Arte Sonora e a exposição em Sines mostra alguns desses trabalhos. A exposição está patente até 30 de abril.

Ainda a 24 de março, decorre a primeira noite de música no Salão dos Bombeiros Voluntários de Sines, na Avenida General Humberto delgado, [NOVA LOCALIZAÇÃO], com atuação de 4Real às 22h30. Baseando-se nos estilos musicais R&B e Trap, o artista já tem alguns êxitos com artistas internacionais como “Get Jiggy” e “Floating.

Às 23h30, sobem ao palco os GROGNation, um grupo de hip hop de Mem Martins, formado por 5 MCs (Factor, Tem-P, Papillon, Neck e Prizko), juntos desde 2011. Contam com duas mixtapes e dois EPs e nos seus temas falam sobre problemas que um jovem na casa dos 20 enfrenta no dia-a-dia.

A 25 de março, a música volta ao Salão dos Bombeiros [NOVA LOCALIZAÇÃO], às 22h30, com concerto de Mezcla, constituídos por Paulo Gaspar (bateria), Carlos Valente (baixo), Jorge Évora (tuba), João Carvalheiro (clarinete), Nelsinho Lopes (guitarra e voz) e com referências no rock, klezmer, funk, reggae e world music.

Pelas 23h30, o palco é de Marta Ren, acompanhada pelos The Groovelvets, uma voz que está na linha da frente da cena soul clássica europeia e não deve nada ao que se faz do outro lado do Atlântico.

O desporto entra na quinzena a 29 de março, com o Moche Tour Agarra a Vida, na Escola Secundária Poeta Al Berto. Entre as 10h00 e as 12h00, decorrem demonstrações de desportos radicais pelos melhores atletas nacionais, distribuição de informação e brindes aos alunos, e concurso de frases/slogans relacionados com a igualdade de género, não-violência no namoro e estilos de vida positivos e sem drogas. Entre as 12h00 e as 13h00, tem lugar um debate com os alunos sobre a toxicodependência e a sua relação com a igualdade de género e com a violência no namoro.

No dia 1 de abril, jovens da Escola Secundária Poeta Al Berto vão apoiar a autarquia na reabilitação de um espaço público da cidade, nomeadamente o acesso pedonal entre a rotunda da Rua Maria Lamas e a Quinta dos Passarinhos. Trata-se de uma iniciativa cuja semente foi lançada por dois jovens da escola no Conselho Municipal da Juventude.

A Casa da Juventude/Biblioteca de Porto Covo recebe um Worshop de Arte Urbana no dia 5 de abril, entre as 10h00 e as 17h00, numa formação sobre a história e principais técnicas de graffiti, que inclui a realização de uma intervenção artística em parede. O workshop é uma parceria entre a CLDS 3G Viver + Sines, Junta de Freguesia de Porto Covo e Mediajovem, e as inscrições estão abertas em www.sinesemrede.pt.

A partir de 17 de abril [NOVA DATA], continuam as intervenções em espaço urbano, desta vez pelas mãos do artista BIGOD, nome artístico de João Domingos, que pintará um mural na Avenida Vasco da Gama. Formado em Artes Plásticas e Multimédia, BIGOD pinta retratos do passado e costumes do povo, mas também desconstrução de rostos, onde inclui formas geométricas, com cores fortes ou somente contornos. A iniciativa está integrada no Walls Project, iniciado pela autarquia em 2014, e que já permitiu recuperar vários muros da cidade.

A Quinzena da Juventude é uma organização da Câmara Municipal de Sines.

___

» Notícia atualizada a 21 de março, com introdução de nova localização de concertos - Salão dos Bombeiros Voluntários de Sines, devido à previsão de condições meteorológicas adversas.