Porto Covo: Requalificação da arriba do portinho inaugurada

28 de Março de 2017

A secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, inaugurou no dia 27 de março as obras de requalificação da arriba norte do portinho de Porto Covo, uma intervenção realizada no âmbito do programa Pólis Litoral Sudoeste. Com a conclusão desta obra, é agora mais segura a circulação de população e visitantes na crista da arriba e entre a arriba e o portinho.

A intervenção incluiu a estabilização e consolidação da arriba - com melhoria das condições de drenagem -, a construção de um passeio em calçada na crista da falésia e a colocação de uma nova escadaria de acesso ao portinho.

A obra foi possível graças à prorrogação do programa Pólis até 2017 e, salientou a secretária de Estado, foi "a primeira a ser concluída" com fundos do programa POSEUR / Portugal 2020.

Embora ainda não seja conhecido o modelo de gestão que continuará o trabalho de adaptação do litoral às ameaças das alterações climáticas, Célia Ramos garantiu que o mesmo "será inspirado nas sociedades Pólis", em articulação com os municípios.

O presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, congratulou-se com a realização desta obra na arriba do portinho, em especial, pela proximidade à aldeia de Porto Covo, para cuja requalificação também contribuiu.

O autarca alertou também para a necessidade de prosseguir a requalificação do litoral do concelho de Sines. A reabilitação do portinho de Porto Covo em si, que ainda tem marcas do temporal de 2014, e o parque de estacionamento da praia do Ilha do Pessegueiro são intervenções que Nuno Mascarenhas espera poderem vir a ser executadas numa nova fase do programa Pólis.

Descerramento da placa de inauguração da obra

Descerramento da placa de inauguração

Nova escadaria de acesso ao portinho

Arriba estabilizada