Grandes veleiros estão em Sines. Conheça o programa

25 de Abril de 2017

No horizonte da cidade de Sines já se vislumbram as velas de alguns dos mais belos veleiros do mundo, participantes no Sines Tall Ships Festival. Durante quatro dias, de 28 de abril a 1 de maio, a terra de Vasco da Gama será a capital marítima de Portugal e o palco da celebração de uma das mais épicas aventuras humanas: as navegações transoceânicas.

Onde ficarão os veleiros

Os veleiros ficarão abertos ao público em três terminais do Porto de Sines: porto de recreio, porto de serviços / Clube Náutico e terminal multipurpose (também conhecido como "terminal do carvão").

O que fazer no recinto

As visitas aos veleiros são o prato forte do festival, mas junto aos terminais, em terra, será criado um recinto («Baía dos Piratas») e um palco (Palco dos Oceanos), com concertos, atividades para crianças, "street food" e comida típica alentejana. No Castelo, será criado um palco para concertos. O programa de animação será contínuo e diversificado e, tal como os visitas, de entrada gratuita.

O festival será também uma oportunidade para conhecer de perto a oferta turística das regiões Alentejo e Ribatejo, representadas num stand promocional com diferentes municípios, que ficará instalado junto ao Pontal.

Música no Tall Ships

O Sines Tall Ships Festival irá incluir vários momentos de música no palco junto aos veleiros e no palco do Castelo. Um dos destaques será o concerto de Raquel Tavares, dia 28 de abril, no Castelo. Raquel é uma das mais importantes vozes do fado e uma das cantoras portuguesas mais poderosas ao vivo. No palco dos Oceanos, um dos momentos a gerar mais expectativas é a atuação do DJ Kamala, um dos melhores DJs portugueses, na noite de domingo. Ainda no domingo, há Expensive Soul no Castelo.

A regata

O Sines Tall Ships Festival é uma etapa da RDV 2017 Tall Ships Regatta, que tem início em Greenwich, no Reino Unido, e vai passar por sete destinos: Sines (Portugal), Las Palmas (Espanha), Bermudas, Boston (EUA), Quebec (Canadá), Halifax (Canadá) e Le Havre (França). A regata está integrada nas comemorações dos 150 anos da Confederação do Canadá e percorrerá 7000 milhas náuticas. Trará a Sines mais de 20 grandes veleiros, 1000 tripulantes e milhares de visitantes.

A APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela e a Sail Training International são as entidades responsáveis pela organização técnica da regata. O Sines Tall Ships Festival é uma organização conjunta da Turismo do Alentejo, Câmara Municipal de Sines e APS, com a parceria da APORVELA.

O evento é cofinanciado pela União Europeia através do FEDER e enquadrado no programa operacional ALENTEJO 2020, no montante de investimento de 502 945,49 euros e montante de apoio de 390 788,65 euros. O evento insere-se no projeto Alentejo Eventos XX - Promoção e Marketing, que visa afirmar a região Alentejo como destino turístico diferenciado e inovador, através da promoção integrada e articulada de um calendário de eventos culturais com potencial de atração regional, nacional e internacional de visitantes.

SEXTA | 28 ABR

DOMINGO | 30 ABR

10h00-01h00: Evento aberto

12h30: Celebração de missa