Morreu Durval Prata Ferreira, um siniense notável

19 de Abril de 2017

O presidente e todo o executivo da Câmara Municipal de Sines lamentam a notícia do falecimento de Durval Prata Ferreira, conhecida na manhã de hoje.

Durval Prata Ferreira, nascido em Sines em 1939, foi um dos mais eminentes sinienses da sua geração, com uma vida dedicada à sua terra em diversas qualidades: autarca, dirigente associativo, músico, carpinteiro e cozinheiro.

Durval foi um resistente antifascista e um dos fundadores do poder local em Sines, tendo integrado a Comissão Administrativa que geriu a autarquia entre 1974 e as primeiras eleições democráticas.

Foi eleito para a Assembleia Municipal de Sines (três vezes), para a Assembleia de Freguesia de Sines (três vezes) e para a Junta de Freguesia de Sines (uma vez), pelas listas da APU e da CDU.

Dos Bombeiros Voluntários ao Vasco da Gama Atlético Clube, passando pela Comissão do Carnaval e pela Associação de Artesãos, a sua colaboração com as coletividades do concelho foi permanente.

Foi, durante décadas, a figura tutelar da Sociedade Musical União Recreio e Sport Sineense.

O modo exemplar como dirigiu o refeitório da Câmara Municipal de Sines valeu-lhe a atribuição da menção de “mérito excepcional” pela autarquia.

Pelo seu contributo para a sua comunidade, recebeu a medalha de mérito municipal em 1994.

O presidente e o executivo da Câmara apresentam as condolências à família e amigos deste grande siniense.

A bandeira do município foi colocada a meia-haste em homenagem a Durval Prata Ferreira.

Foto: Durval Prata Ferreira na homenagem que lhe foi feita pelo Vasco da Gama Atlético Clube, em 2016.