A festa da primavera no centro histórico de Sines

09 de Maio de 2017

As cores e os sons da atual estação do ano chegam ao centro histórico de Sines na edição 2017 da Feira da Primavera, nos dias 13 e 14 de maio, com mercado tradicional e programa de animação destinado às famílias.

O mercado tradicional, com a participação de cerca de 80 expositores, conta com produtos típicos da região, artesanato, produtos feitos à mão e mostra de artes e saberes. No sábado, 13 de maio, tem início às 10h00 e prolonga-se até às 00h00, reforçando a sua componente noturna. No domingo, 14 de maio, está aberto entre as 10h00 e as 20h00.

No programa de animação, destaque para o concerto de Mia Rose, uma das vozes mais doces da cena pop nacional, no sábado, 13 de maio, pelas 22h00.

Antes, pelas 18h45, os Sátira, grupo originário de Sines, trazem o rock português ao centro histórico.

No domingo, 14 de maio, pelas 18h45, Pedro Mestre e a sua Banda apresentam o espetáculo “Campaniça do Despique”, evocando o mais genuíno toque da viola campaniça.

A iniciativa Jogos no Castelo, um circuito de jogos e desafios para pais e filhos, com prémios para as três equipas mais rápidas, é outro destaque do programa. Os jogos começam às 10h30, em ambos os dias, e terminam às 19h00, no sábado, e às 18h00, no domingo.

No Castelo decorre também o Momento Zen, com aulas de Yoga Kids (10h30) e Pilates (17h30), pelo Centro OM, no sábado, e Yoga para Pais e Filhos (10h30), pela professora Nádia Silva, e Pilates (17h30), pelo Centro OM, no domingo.

Um Planetário com a projeção de vários filmes ligados à ciência e ao conhecimento é instalado nos antigos CTT, na Praça Tomás Ribeiro, convidando miúdos e graúdos para uma viagem inesquecível pelo cinema a 360o.

No Largo Poeta Bocage decorrem aulas de Zumba pelas instrutoras Nady Alves, Vanessa Gonçalves e Ana Vieira, no sábado, e Takedance pelo professor Tomané, no domingo, ambas às 11h15.

As histórias também fazem parte da Feira da Primavera. O Serviço Educativo e Cultural do Centro de Artes de Sines apresenta uma sessão de contos ao ar livre, com acompanhamento musical, no sábado, pelas 17h00, na Praça Tomás Ribeiro.

A Companhia de Teatro de Marionetas Mãozorra realiza apresentações do espetáculo “O Barbeiro”, no sábado, pelas 21h00, e “O Toureiro”, no domingo, pelas 17h30, na Praça Tomás Ribeiro.

O evento tem entrada gratuita e conta com animação de rua ao longo de todo o dia.

A Feira da Primavera é organizada pela Câmara Municipal de Sines, em parceria com a Junta de Freguesia de Sines e Escola das Artes do Alentejo Litoral e com o apoio de várias entidades.