FMM Sines é um dos 26 festivais europeus laureados

20 de Julho de 2017

O júri do EFFE Label, selo europeu de qualidade atribuído a festivais de todas as áreas artísticas, escolheu o FMM Sines – Festival Músicas do Mundo como um dos 26 “festivais laureados” entre os 715 aos quais foi atribuído o selo no biénio 2017-2018.

O festival de Sines, cuja 19.ª edição começa amanhã, em Porto Covo, foi então um dos 26 festivais europeus que o júri considerou que se destacam pela sua “excecional qualidade, trabalho, empenho e impacto nos seus contextos e territórios”.

A lista de 26 festivais laureados, que competem pelo EFFE Award, a anunciar em setembro, é a seguinte:

• 12 Points, Irlanda
  • Africtions - captured by Dance, Alemanha
  • Altofest International Contemporary  Live Arts, Itália
  • ASALTO Zaragoza, Espanha
  • Athens Digital Arts Festival , Grécia
  • Bábkarská Bystrica TOUR - Double impulse, Eslováquia
  • Buffer Fringe Performing Arts Festival, Chipre
  • Edinburgh Festival Fringe, Reino Unido
  • Edinburgh International Festival, Reino Unido
  • European Film Festival Palic, Sérvia
  • Festival of Five Churches, Hungria
  • Festival of Wonder, Dinamarca
  • FMM Sines - Festival Músicas do Mundo, Portugal
  • Gdansk Shakespeare Festival, Polónia
  • Gender Bender, Itália
  • GOGOLFEST - International Annual Multidisciplinary International Festival of Contemporary Art, Ucrânia
  • International Theatre Festival - Varna Summer, Bulgária
  • Les Eurockéennes de Belfort, França
  • Mittelfest, Itália
  • Ravenna festival, Itália
  • Tallinn Architecture Biennale , Estónia
  • Tbilisi International Festival of Theatre, Geórgia
  • TANEC PRAHA - The International Festival of Contemporary Dance and Movement Theatre, República Checa
  • Theaterfestival Boulevard 's-Hertogenbosch, Holanda
  • Utrecht Early Music Festival, Holanda
  • Walk&Talk Azores, Portugal

O selo EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe é uma iniciativa da European Festival Association.

O FMM Sines – Festival Músicas do Mundo, criado em 1999 pela Câmara Municipal de Sines, é um festival aberto a todas as músicas: de raiz tradicional, urbanas, alternativas, experimentais, de cruzamento. Mais do que um festival de “world music”, é um festival que procura as músicas do mundo reais como são feitas e vividas no nosso tempo: músicas miscigenadas, marcadas pelos contactos entre artistas de origens geográficas e culturais diferentes, devedoras dos movimentos de ideias e pessoas que definem a contemporaneidade. O principal objetivo é transcender a perspetiva etnocêntrica que domina a oferta “mainstream” e promover a liberdade e a igualdade na circulação artística.

Informações sobre o FMM Sines em www.fmmsines.pt.