Municípios da região unidos pela igualdade de género

29 de Novembro de 2017

As Câmara Municipais de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines estão empenhadas na promoção da igualdade de forma concertada. No dia 23 de novembro, este empenho comum foi formalizado em Grândola, na cerimónia de apresentação e assinatura do Plano Intermunicipal para a Igualdade 2017-2020.

Em representação da autarquia de Sines, o vice-presidente Fernando Ramos congratulou-se com a iniciativa e assinalou que "a igualdade entre mulheres e homens têm vindo a assumir um reconhecimento e expressão cada vez maiores nas sociedades democráticas, constituindo-se como um objetivo social em si mesmo, essencial a uma vivência plena da cidadania, um pré-requisito para se alcançar uma sociedade mais justa e equitativa".

"Com este ato, carregado de simbolismo", disse Fernando Ramos, o "município de Sines também assume a dimensão da igualdade de género como crucial na tomada de decisão política e pública.

Coordenado tecnicamente pela associação Intervir.Com, o plano estabelece um conjunto de ações desenhadas com o objetivo de promover a igualdade de género, cidadania e não discriminação nos quatro concelhos.

Na área da educação e ensino, estão previstas ações de sensibilização e informação para auxiliares de ação educativa do pré-escolar da rede pública.

Serão também promovidas ações de sensibilização para profissionais da área da cultura e do desporto.

Haverá a preocupação de incorporar a perspetiva de igualdade de género nos documentos de missão, visão e valores dos municípios, em cada um dos quais será nomeado(a) um(a) conselheiro(a) para a igualdade.

O Dia Municipal para a Igualdade será comemorado nos quatro concelhos e a igualdade de género enquanto princípio fundamental dos direitos humanos será divulgado em ações de sensibilização.

A linguagem inclusiva será adotada em todas as formas de comunicação institucional escrita, interna e externa dos municípios.

A violência doméstica e de género será objeto de várias ações, nomeadamente, uma campanha de sensibilização no âmbito dos 16 dias de Ativismo Contra a Violência de Género.

Será ainda promovida uma ação de sensibilização sobre igualdade e violência de género na saúde para profissionais da área.

A cerimónia de assinatura do plano contou com a presença da presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Teresa Fragoso.

Foto (c) Câmara Municipal de Grândola