Passar para o Conteúdo Principal

Substâncias perigosas

Pelas suas características, o concelho de Sines está especialmente vulnerável à ocorrência de acidentes com libertação de substâncias perigosas. A seguir, fornecem-se alguns procedimentos básicos para agir não só na preparação de um acidente eventual como na reação perante a sua ocorrência.

Preparação para o acidente

Como modo de preparação para a eventualidade de um acidente com libertação de substância perigosa, siga os seguintes passos.

Primeiro, estude os locais de maior proteção da sua casa (salas interiores, pisos superiores) e os de maior perigo (portas de acesso, condutas dos esgotos, escoadouros).

Depois, constitua um kit de emergência (água, enlatados, lanterna, caixa de primeiros socorros, artigos sanitários, panos e plásticos para isolar janelas e portas).

Por fim, faça um plano de evacuação para locais mais seguros (andares superiores ou outro local seguro).

Durante o acidente

A prioridade é evitar o pânico. Fique calmo, ligue a rádio na frequência da Rádio Sines (95.9 FM) e siga as instruções da Proteção Civil. Se for aconselhado a permanecer em casa, use o seu kit de emergência (veja na questão acima o que o compõe).

Evite fumar, apague todas as fontes de ignição, desligue os sistemas de ventilação e ar condicionado e calafete portas e janelas com panos húmidos.

Abrigue-se, de preferência num quarto interior ou num piso superior, e só utilize o telefone em situação de emergência, para não sobrecarregar as linhas.

Mantenha-se em repouso, para reduzir as necessidades de ar respirável.

Se for aconselhado a sair de casa, leve consigo os seus documentos pessoais e medicamentos usuais.

Depois do acidente

Aja com precaução e continue atento às instruções dos agentes de proteção civil.

Não abandone a sua casa ou abrigo sem indicações das autoridades e ventile a casa somente após sua recomendação. Também não beba ou coma produtos expostos ao ar contaminado e não se dirija às caves ou locais abaixo do nível do solo

Não vá buscar as crianças às escolas ou creches, uma vez que elas serão acompanhadas pelo pessoal responsável.